ALIMENTAÇAO ADEQUADA.

Comer bém e reduza as chances de câncer


Descobertas recentes apontam que adotar uma alimentação saudável ao longo da vida é capaz de prevenir o câncer. Porém, há alimentos que aumentam os riscos da doença, uma vez que fornecem o ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer e se disseminar, revela o documento Alimentos, Nutrição e Prevenção de Câncer: uma perspectiva global, do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer.

O que comer:

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros componentes que auxiliam as defesas naturais do organismo a destruírem agentes carcinógenos antes que eles causem danos às células. Esses alimentos também podem bloquear ou reverter estágios iniciais de cancerinogênese. Devem ser consumidos diariamente.


O que evitar:

Alimentos ricos em gorduras, como frituras, carne vermelha, molho com maionese, bacon e embutidos (presunto, mortadela, salsicha e linguiça etc).

Alimentos e bebidas com alta concentração de gordura e açúcar, como hambúrgueres, refrigerantes, sucos industrializados e biscoitos recheados, entre outros.

Alimentos defumados e churrasco, porque são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro.

Alimentos que contêm agentes cancerígenos. Os nitritos e nitratos usados para conservar embutidos e alguns tipos de enlatados têm ação carcinogênica potente no estômago.

Reduza ainda mais os riscos

Não fume ou pare o quanto antes.

Seja o mais magro quanto possível dentro dos seus limites normais. A manutenção de um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.

Exercite-se. Qualquer atividade física protege contra o câncer e previne a obesidade, que está entre as causas de câncer. O ideal é começar caminhando 30 minutos todos os dias. À medida que o condicionamento físico melhora, é recomendável aumentar o tempo para até 60 minutos de exercícios em nível moderado ou 30 minutos em nível intenso todos os dias.

Limite o consumo de carne vermelha para 500 gramas por semana e evite carne processada. Alimentos de origem animal são nutritivos e saudáveis apenas se consumidos de forma moderada.

Limite o consumo de bebida alcoólica para dois drinques por dia para homens e um para mulheres. Quantidades moderadas de bebidas como vinho podem ser benéficas e reduzir o risco de doença cardíaca coronariana.

Evite alimentos muito salgados ou preservados em sal, como charque. Diminua a quantidade de sal na comida e evite alimentos industrializados com muito sal (sódio), como sopas, molhos e temperos prontos e salgadinhos.

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SOU COMO VOCE ME VE. POSSO SER LEVE COMO UMA BRISA,OU FORTE COMO UMA VENTANIA. DEPENDE DE QUANDO E COMO VC ME VE PASSAR. Clarice Lispector

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