QUANTAS LEMBRANÇAS......FAZENDA STO AURÉLIO...INTERIOR DE MINAS....MUITOS ANOS ATRAS.......

Vai Um Café?HOJE FIZ MEU MEDICAMENTO PELA MANHÃ E COMO VIROU ROTINA, EU NAO DURMO NA NOITE SEGUINTE. FICO POR ENTENDER ISSO...FICO AQUI E VEJO A NOITE PASSAR DEVAGARINHO...HORA APOS HORA...E MEUS PÉS AMANHECEM COM ENORME EDEMAS.

PASSEAVA POR BLOGS QUE SIGO E DE REPENTE ME DEPAREI COM ESSA COISINHA LINDA BALANÇANDO NO BLOG "NADA NOVO DEBAIXO DO SOL", DO MEU AMIGO LAU BATISTA. [BLOG LINDO POR SINAL, VALE A PENA CONFERIR. ELE É SUPER INTELIGENTE.
EU NÃO RESISTI, COPIEI E COLOQUEI AQUI PARA QUE VEJAM.

ELA ME FEZ LEMBRAR UMA INFANCIA MUITO LONGE...DE FAZENDA, CAFÉ COM LEITE [DE VERDADE], SIM PORQUE HOJE, SÓ TOMO COM O LEITE DESNATADO QUE NAQUELA ÉPOCA ERA SORO E DAVA AOS PORCOS. E ELES FICAVAM GORDINHOS ...GORDINHOS......
ME LEMBRO BEM:

QUANDO NÓS LEVANTAVAMOS [EU E MEUS IRMÃOS MENORES, POIS OS MAIORES JÁ ESTAVAM NA LABUTA DE FAZENDA...E QUE LABUTA...], NÓS JA SENTIAMOS DA CAMA O CHEIRINHO DE LEITE FERVIDO, O CAFÉ E "BISCOITOS" ASSANDO. MEU DEUS QUE VIDA BOA. SE ERA NA ÉPOCA DE FRIO, CHUVA, TINHA UMA COISA CHAMADA GEMADA, FEITA COM OVOS E LEITE QUENTE COM CANELA. ERA PARA NUNCA ADOECER. COISAS DE MÃE ZELOSA É CLARO.

LEMBRO BEM: TOMAVA AQUILO PELANDO E DOIS MINUTOS DEPOIS JA ESTAVA NA CERCA DO CURRAL DE PIJAMA DE FLANELA E VENDO TIRAR O LEITE PARA SER DESNATADO. [HAVIA UM PAPAGAIO QUE LÁ ESTAVA TAMBEM E TOMAVA LEITE CRU TIRADO NA HORA E TOMAVA NUMA CANECA VERDE....COM MUITA ESPUMA. ELE ERA EXIGENTE.

QUANTA SAUDADE MEU DEUS!!! QUANTA SAUDADE.....

E ESSE TIPO DE UTENSILHO DOMESTICO ERA COMUM POR LÁ. O BULE, COM FLORZINHAS, OS PRATOS... E ATÉ AS CANECAS DE TOMAR O LEITE.
FICAVA TUDO SEPARADO, NUM CABIDINHO ACIMA DA MESA NA COZINHA E CADA FILHO SABIA QUAL ERA O SEU.
O MEU: BRANCO COM FLORES COLORIDAS...LINDO.... E MEU PRATINHO ERA BRANCO COM FLORES NAS BORDAS. TENHO UM ATÉ HOJE AQUI EM CASA [MAS NÃO É O MEU]. DEVE SER DE ALGUM IRMÃO. PENSANDO NISSO AGORA, ACHO QUE VOU PROCURAR O DONO E DEVOLVER. AFINAL...DEVE FICAR CONTENTE COM MINHA ATITUDE. E DEPOIS, NAO É O MEU, ENTAO.....PRA QUE NÉ?
GENTE, INFANCIA EM FAZENDA, FICA PRA SEMPRE NA MEMORIA DA GENTE.
O DIA PASSAVA E QUANDO CHEGAVA A NOITE DORMIAMOS COM MEDO DE LOBISOMEM...MULA SEM CABEÇA [PODE?], PESSOAS QUE MORRIAM E VINHAM ASSUSTAR OUTROS CARREGANDO CORRENTES NOS PÉS. NOSSA, EU ATÉ OUVIA AS CORRENTES DE TANTO MEDO. QUANTA IMAGINAÇÃO.
PIOR: ISSO QUEM CONTAVA ERA UM RAPAZ QUE MEU PAI CRIAVA. IRMÃO DE CRIAÇÃO. A GENTE ATENTAVA ELE DEMAIS TADINHO, DEVIA SER A FORMA ENCONTRADA POR ELE PRA FICAR LIVRE DA MOLECADA ENJOADA. [E APSICOLOGIA HEIM MINHA GENTE...FIQUEI COM VARIOS MEDOS...DEMOROU SUMIR....].
HOJE FICOU A SAUDADE.
OLHA, SE PUDESSE, VIVERIA TUDO NOVAMENTE. TUDO ATÉ O BARULHO DESSAS CORRENTES INEXISTENTES.....
PENA QUE NADA VOLTA. NADA.....[MAS PODEMOS REVIVER ASSIM: CONTANDO.JÁ É ALGUMA COISA !]

2 comentários:

Elizangela Rabelo 19 de novembro de 2010 14:40  

Também tenho muitas saudades, bons tempos no St Aurélio. Dias de festa quando a Rosa Flor do Dia iria chegar. Preparações à Vésperas: Doces, biscoitos, sem falar nas que ela trazia e ainda as que a vovó escondia somente para ela.
Até as manguinhas ubá eram selecionadas pela vovó para nossa tia querida! Realmente: Saudades!!!!!!!!!!!

Rosa flor do dia 3 de dezembro de 2010 16:03  

KKKKKKKKKKKKKKKKK
ERA BOM DEMAIS NÉ?
VC LEMBRA QUANDO VEIO OPERAR AQUI E VCS E SRTA MARIA TOCAVAM SEM PARAR AS CAMPAINHAS DOS APTS? DE VEZ EM QUANDO LEMBRO DISSO E MORRO DE RIR....
VCS ERAM TERRIVEIS.....MAS DEIXAM SAUDADES...
QUANTO A SUA AVÓ, MORRO DE SAUDADES TAMBEM. SABE ELIZANGELA, EU NUNCA VOU ME DESGRUDAR DE VCS. SOU FAMILIA MESMO. HOJE FALEI PRA SEU TIO: QUERO IR MUITAS VEZES AÍ. PELO MENOS DE DOIS EM DOIS MESES. SE ELE NÃO GOSTA DAÍ[GOSTO EU]. AMEI ESSA SEMANA AÍ. PENA QUE O SOL ESTAVA TERRIVEL ...
MAS ADOREI. OLHA: APROVEITANDO: VC TÁ LINDA VIU? PARABENS!!!

Quem sou eu

Minha foto
SOU COMO VOCE ME VE. POSSO SER LEVE COMO UMA BRISA,OU FORTE COMO UMA VENTANIA. DEPENDE DE QUANDO E COMO VC ME VE PASSAR. Clarice Lispector

Seguidores