BOM SABER....

Autoestima é alvo do Grupo de Apoio à mulher com câncer

04/12/2010 - 04h49 , sem atualização
A especialista Marília Brandão Koelle discorreu sobre o tema Autoestima e Qualidade de Vida para um grupo de 37 mulheres
A especialista Marília Brandão Koelle discorreu sobre o tema Autoestima e Qualidade de Vida para um grupo de 37 mulheres
O GRUPO DE APOIO PROMOVEU PALESTRA NA SALA DE REUNIÕES DA UNIÃO DOS FERROVIÁRIOS (UFA)

Saúde

Criado em Rio Claro há sete anos, resultado de parceria celebrada entre o Centro de Especialidades em Saúde Mental (CESM) e o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), da Fundação Municipal de Saúde, o Grupo de Apoio às pacientes com câncer de mama tem desenvolvido um trabalho excepcional junto às mulheres diagnosticadas com a doença. As atividades são coordenadas pela psicóloga Maristela M.M. Antonio, do CESM, e a técnica em enfermagem Meirieli Cristina de Paula, do Cead.

A ação parte da premissa de que a experiência do câncer é uma das mais transformadoras que uma pessoa pode vivenciar. Embora os casos se tornem cada vez mais frequentes, tem aumentado, também, o número de mulheres que superam a doença. O apoio, então, passa a ter um significado importante no tratamento, na recuperação e na maneira como as próprias pacientes passam a encarar sua situação.

No dia 24, o Grupo de Apoio promoveu palestra na sala de reuniões da União dos Ferroviários Aposentados (UFA), valendo-se da disponibilidade da dermatologista Marília Brandão Koelle, especialista em coaching e outros cursos ligados à visão mais humanista que se tem, hoje, do paciente.

Diante das mutilações que a doença pode exigir, abrem-se espaços para a depressão, redução da autoestima e queda às vezes até brusca na qualidade de vida da paciente.

Daí a importância de palestras para a adoção de uma nova postura por parte dos pacientes, que mostra que é possível sentir-se, novamente, feminina, incentiva a paciente a valorizar seu potencial, suas virtudes, e aumenta sua força para lutar contra a doença, fazendo com que suas chances de cura sejam maiores e que sua qualidade de vida se eleve.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
SOU COMO VOCE ME VE. POSSO SER LEVE COMO UMA BRISA,OU FORTE COMO UMA VENTANIA. DEPENDE DE QUANDO E COMO VC ME VE PASSAR. Clarice Lispector

Seguidores

Powered By Blogger